No mundo inteiro com você!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

JAPUÍBA (antiga SANT'ANNA) Município de Cachoeiras de Macacu, RJ


HISTÓRICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.

Estação de Japuíba - Inaugurada em 23 de abril de 1860
(Extinta em 1970)
A Estação em pintura de um calendário. Cessão Cleber Pieruccini
A ESTAÇÃO: Da estação de Sant'Anna, mais tarde renomeada como Japuíba, não tenho informações sobre a sua abertura. Possivelmente foi aberta com a linha, em 1860. A mais antiga referência que tenho dela foi feita pelos engenheiros Arthur Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho, em seu trabalhoHumanização da vida dos ferroviários brasileiros, em 1940: "Japuíba - mal conservada". 

Mapa do Trajeto da linha de trem
Era essa estação. O trecho entrePorto das Caixas e Cachoeira de Macacu foi o último da já centenária Linha do Cantagalo a ter os trens de passageiros suspensos, em 1969. Nessa época final (1965-1969) ali trafegava um trem que vinha de General Dutra e entrava pelo ramal atéMacacu. Em 1973, o trecho foi erradicado oficialmente, e isso acabou com o ramal. "A estação foi demolida em 1970 antes mesmo da remoção dos trilhos, o que aconteceu por volta de 1974 ou 1975. Consegui algumas destas informações com meu antigo professor de Geografia e amigo, Ivan de Azevedo e Silva que foi morador do local à época destes acontecimentos. Como já havia lhe falado antes no local da estação hoje existe uma escola municipal" (Cleiton L. L. Pieruccini, 09/2008).

(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini, 2008; Ivan de Azevedo e Silva; Arthur Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho: Humanização da vida dos ferroviários brasileiros, 1940; Guia Geral de Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).

Um comentário: